Transbrasil e Transolímpico terão estação única com trens em Deodoro


Croqui da estação de integração dos BRTs Transbrasil e Transolímpico, que se conectará aos trens em Deodoro
Croqui da estação de integração dos BRTs Transbrasil e Transolímpico, que se conectará aos trens em Deodoro Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Marcelo Dias
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A conexão do corredor Transoeste com a Linha 1 (Uruguai-Jardim Oceânico, quando as obras de ampliação estiverem prontas, em dezembro de 2015) é um exemplo do contexto de integrações dos BRTs. O Transoeste também se ligará às estações de trem de Santa Cruz e Campo Grande. E o Transbrasil (Deodoro-Centro) e o Transolímpica (Deodoro-Barra da Tijuca) estarão integradas à SuperVia, em Deodoro.
Lá, uma grande estação intermodal será construída para isso - a despeito das críticas da ferroviária sobre a concorrência de investimentos no Transbrasil, que correrá paralelamente ao leito do trem. O custo estimado do BRT é de R$ 1,5 bilhão. Por outro lado, está sendo investido R$ 1,2 bilhão na compra de 95 trens pelo governo estadual e pela concessionária. Tudo com recursos públicos.
Desencontros à parte, o Transbrasil servirá a 900 mil pessoas por dia e o Transolímpico, a 70 mil passageiros - fora os automóveis que irão trafegar pela via autoestrada paralela ao BRT. Como o ramal de Deodoro é usado por 240 mil usuários todos os dias, a nova estação do bairro será uma das maiores do Rio.
- O Transbrasil e o Transolímpico terão um terminal único. O Transbrasil seguirá sem sinais de trânsito e sem paradas na Avenida Brasil, com duas faixas por sentido. Quando chegar ao Canal do Mangue, tomará parte do canteiro da calçada. Na Avenida Francisco Bicalho, a pista central terá duas faixas para o BRT e duas para os automóveis. A licitação das obras sai em maio, em dois lotes, e vai gerar transtornos - afirma o prefeito Eduardo Paes.
O Transbrasil terá três terminais e a missão de reduzir em 70% a frota de ônibus no Centro. O projeto prevê duas estações de integração com linhas intermodais no Trevo das Missões e no Trevo das Margaridas, para receber passageiros vindos da Baixada Fluminense pela Via Dutra e pela Rodovia Washington Luís.
Ao todo, serão 32 quilômetros, com 28 estações, a última no Aeroporto Santos Dumont.
- Estamos negociando com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) há seis meses para fazer um mergulhão para o aeroporto porque a área do Parque do Flamengo é tombada. E queremos fazer um concurso público com o Instituto de Arquitetos do Brasil para as estações do Transbrasil no Centro - conta o prefeito.
Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Obras
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/transbrasil-transolimpico-terao-estacao-unica-com-trens-em-deodoro-8081001.html