ANTT libera só ônibus estrangeiros na Copa. Vans estão proibidas

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus rodoviário argentino. ANTT divulga regras de transportes internacionais durante a Copa. Só ônibus serão permitidos. Vans estão proibidas a não ser na tríplice fronteira. FOTO ILUSTRATIVA!!!
ANTT só libera ônibus fretados estrangeiros para a Copa
Vans estão proibidas, a não ser na tríplice fronteira
ADAMO BAZANI – CBN
A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres divulgou nesta quinta-feira, dia 24 de abril de 2014, as regras para o transporte internacional de passageiros no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.
Uma das regras é a em relação ao serviço de fretamento. Estão autorizados apenas ônibus. Veículos como vans com origem nos países vizinhos, tendo como destino o Brasil, estão proibidos de realizar os transportes durante a Copa.
As vans só estão permitidas de circular na região da tríplice fronteira ou para transporte particular.
De acordo com a ANTT, mesmo nestes casos, algumas regras devem ser respeitadas, como a apresentação de uma “autorização do proprietário para uso de terceiros, documentos que comprovem a propriedade do veículo ou contrato de locação”.
Os ônibus não podem ter vidros escurecidos na região do motorista e haverá tolerância zero para motoristas alcoolizados, segundo a agência.
A habilitação estrangeira será aceita no Brasil, desde que esteja no prazo de validade e especifique a categoria do motorista.
Para facilitar o trabalho de fiscalização nas fronteiras, o Brasil exigiu informações sobre as regras dos serviços de fretamento dos países vizinhos.
Há um modelo de formulário para envio de informações que deve conter dados como: nome da empresa de ônibus estrangeira, placa do veículo, local de origem, data de saída, por qual fronteira o ônibus deve passar, destino, data de retorno, roteiro (por onde o ônibus vai passar e quais as paradas), quantidade e identificação dos passageiros.
As regras foram estabelecidas depois de um encontro multilateral, que ocorreu em 20 de março em Foz do Iguaçu (Paraná) que reuniu as delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
A ANTT deve permitir viagens extras dos ônibus de linhas regulares internacionais dependendo da demanda de passageiros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes