Comil Versatile Gold recebe certificação internacional de segurança para situações de tombamentos

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus Comil Versatile God
Ônibus Comil Versatile Gold recebeu certificação internacional de segurança veicular em casos de tombamento. Selo representa mais uma garantia de segurança para motoristas e passageiros e abertura de portas no mercado externo. Foto: Divulgação Comil
Versatile Gold conquista selo internacional de segurança para casos de tombamento
Selo E 2/R 66 é comprovação de que veículo atende às normas europeias de segurança nos transportes, aceitas no mundo todo
ADAMO BAZANI – CBN
O modelo de ônibus Versatile Gold, da Comil, para linhas rodoviárias, seletivas e serviços de fretamento, conquistou o selo E 2/R 66, para situações de tombamento.
Isso significa que o veículo neste quesito cumpre as normas europeias de segurança veicular ECE-R66 para evitar os acidentes deste tipo ou minimizar os danos aos ocupantes em caso que o ônibus efetivamente tombar.
O título foi concedido pela empresa francesa de auditoria UTAC e homologado pelo Governo da França, país cuja legislação é referência internacional para o setor de transportes de passageiros.
Para conseguir esta certificação, foram realizados testes por computador e físicos da carroceria. O objetivo foi verificar o nível de segurança para o motorista e passageiros em caso de tombamento do veículo.
Um programa de computador fez uma análise completa da estrutura da carroceria do Versatile Gold para verificar eventuais fragilidades e qualidade dos materiais usados na produção do ônibus.
Se forem verificados defeitos, pode ser alterada até mesmo a forma como é produzido o ônibus.
Na segunda etapa da avaliação, o ônibus foi tomado de verdade. Novamente, foram seguidos os métodos da União Europeia.
Foram demarcadas as “células de sobrevivência” dentro do veículo, como as regiões das poltronas e o posto do motorista. Para estas áreas foram direcionadas câmeras de vídeo e de fotografia. Sensores de deformidade também foram colocados no ônibus.
O objetivo dos aparelhos é verificar como a carroceria se deforma quando há tombamento e a invasão de peças e objetos externos nas áreas onde ficam as pessoas dentro do ônibus.
O veículo então é colocado numa plataforma que tomba o ônibus.
Os dados deste teste prático são cruzados com os resultados das análises da primeira fase de avaliação e com as normas.
Toda a linha de ônibus rodoviários da Comil, as versões do modelo Campione, desde 2012 já seguia as normas europeias.
Além de garantir a segurança de passageiros de motorista, a certificação serve para ampliar as vendas do ônibus.
O Versatile Gold para ser comercializado teve de já seguir todas as normas brasileiras. Mas agora se enquadrando nos padrões europeus, que são aceitos internacionalmente, o modelo de ônibus está apto para ser exportado para qualquer país.
Em nota à imprensa, o engenheiro de vendas da Comil, Luciano Cesar Tedesco, diz que a conquista do selo pode fidelizar e atrair frotistas.
“A certificação também será um grande atrativo do Versatile na conquista e fidelização dos clientes, seja dentro ou fora do país. É o resultado do nosso esforço como diferencial no mercado” – disse na nota.
O coordenador de Engenharia da Comil, Marcio Oliboni Paviani, diz na mesma nota que a certificação é um diferencial para garantir tranquilidade aos passageiros, motoristas e donos dos ônibus.
“Esta é uma importante conquista para a empresa e reflete os expressivos investimentos feitos nas áreas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), que atualmente conta com equipes dedicadas às questões como segurança veicular, durabilidade, ergonomia, homologações, entre outras. Sob o ponto de vista da engenharia, este é um diferencial da nossa maneira de pensar e desenvolver produtos” – afirmou o profissional.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.