Volvo vende mais 155 ônibus para a Colômbia

ônibus
Volvo vende 155 ônibus articulados e biarticulados para o Transmilênio, na Colômbia. Frota vai atender ampliação do sistema de ônibus rápidos na capital colombiana e região metropolitana. Investimentos foram de US$ 28 milhões. Divulgação
Volvo vende 155 ônibus articulados e biarticulados para o Transmilênio, na Colômbia
No total, são 72 veículos articulados e 83 biarticulados que vão ampliar a frota e a capacidade de atendimento na capital colombiana
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo acaba de anunciar na manhã desta quinta-feira, dia 17 de julho de 2014, a venda de 155 ônibus articulados para o Sistema Integrado de Transporte Público – Sitp de Bogotá, na Colômbia, o Transmilênio.
Os investimentos foram de US$ 28 milhões.
Os veículos vão ampliar a frota e a capacidade do sistema que hoje enfrenta altos índices de lotação em alguns horários, mas pela rapidez e prioridade ao transporte público, é considerado referência mundial de mobilidade.
O modelo de corredores de ônibus BRT – Bus Rapid Transit é considerado bem sucedido no País. Por isso, o governo local investe na expansão do sistema. Os corredores serão expandidos para outras cidades vizinhas de Bogotá e haverá a inauguração de mais cinco estações de embarque e desembarque.
Os ônibus articulados possuem 18,5 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros; e os biarticulados têm 27 metros e transportam 250 passageiros.
As empresas compradoras são:
- Consórcio Express (60 biarticulados e 52 articulados)
Gmovil (23 biarticulados e 20 articulados).
Em nota, a Volvo explica as principais características dos veículos e a atuação da empresa na Colômbia também no pós-venda.
“Os veículos articulados e biarticulados são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. Estes itens garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e diminuem o desgaste dos componentes, contribuindo para a redução dos custos de manutenção. Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente. A tecnologia permite reduzir o consumo de combustível, pois garante que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, evitando aceleração acima da necessária. A Volvo oferece atendimento personalizado aos clientes da marca na Colômbia. Possui oficinas volante e profissionais qualificados para atender as demandas diretamente nas garagens dos operadores e peças para garantir a alta disponibilidade dos veículos.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes