Câmara Metropolitana do Rio quer tarifa única em diferentes cidades

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus na região metropolitana do Rio de Janeiro. Órgão que reúne prefeitos quer tarifa única para cidades diferentes.
Câmara Metropolitana do Rio quer tarifa única entre cidades
Secretaria estadual concorda com possibilidade
ADAMO BAZANI – CBN
Diferentes municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro podem ter tarifa única de transportes, seja por trens, metrô, barcas ou ônibus.
Este deve ser um dos objetivos da Câmara Metropolitana de Integração Governamental logo que for criada formalmente a Agência Metropolitana que deve reunir os prefeitos da região. Os moldes são parecidos com o Consórcio Intermunicipal do ABC, na Grande São Paulo, que já desenvolveu planos de mobilidade para as cidades interligadas e conseguiu verbas da União para as intervenções.
O debate foi levado a público durante o Fórum Metropolitano da Sustentabilidade, coordenado pela FGV – Projetos pelo diretor executivo da câmara, Vicente Loureiro.
A proposta, que não tem data para ser colocada em prática e depende de estudos, é vista positivamente pela secretaria estadual de transportes do Rio de Janeiro.
O coordenador do Plano Diretor de Transportes Urbanos da secretaria de estado, Newton Leão, disse no evento que a tarifa única trata-se de uma forma de tratar de maneira igual todos os cidadãos da região metropolitana.
A proposta também abrange a criação de um bilhete único metropolitano.
Atualmente, com subsídio do governo estadual, é possível fazer uma viagem municipal e uma metropolitana por R$ 5,90 num período de três horas por sentido.
Na cidade do Rio de Janeiro, é possível usar dois ônibus num período de duas horas e meia por sentido, pagando uma tarifa de R$ 3,40.
A região metropolitana do Rio de Janeiro reúne 21 cidades com 12,3 milhões de habitantes.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.