Marcopolo conclui neste mês, entrega de 238 ônibus para Porto Alegre

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

onibus
Ônibus de Porto Alegre terão novo padrão visual, com as cores de acordo com as áreas atendidas. Foto: Julio Soares
Veículos são convencionais, articulados e de piso baixo. Operações têm início em março
ADAMO BZANI
A Marcopolo informou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, que deve concluir ainda neste mês a entrega de 238 ônibus novos para o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A entrega faz parte do resultado da licitação do sistema que prevê renovação de frota. Os ônibus já estão pintados de acordo com o novo padrão visual da cidade.
As unidades começam a operar integralmente em março e são dos seguintes modelos:  Marcopolo Torino Convencional, Marcopolo Torino Low Entry (piso baixo) e Marcopolo Torino Express Articulado.
Os veículos foram adquiridos pelas seguintes empresas: Belém Novo, Estoril, Gazometro, Navegantes, Nortran, Presidente Vargas, Sopal, Sudeste, VAP e VTC.
As carrocerias para Porto Alegre equipam diferentes tipos e marcas de chassis, de acordo com a aplicação do ônibus e preferência do frotista:
– Mercedes-Benz OF 1721 – convencional motor dianteiro, O500U – piso baixo, O500M – motor traseiro piso convencional e O500MA – articulado piso convencional;
– Volkswagen VW17230 – convencional motor dianteiro e VW17280 – motor traseiro
– Volvo B290R – motor traseiro e B340M – articulado.
onibus
Modelo Torino convencional será usado pela maior parte das empresas Foto: Gelson Mello da
Em nota, a Marcopolo informa as características de cada modelo de carroceria:
Torino:
Os ônibus Torino são totalmente acessíveis, equipados com poltronas do tipo City Estofada, bilhetagem eletrônica e preparação para instalação de sistema de gravação de imagem. Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o modelo possui maior largura interna, o que garante amplo espaço para circulação, novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano, e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas.

Novo Torino Express Articulado

Com comprimento total de 20,39 metros, o Torino Express articulado foi desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto dos sistemas BRT. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado e painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas. Também conta com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano.

O Torino Express foi concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, menores custos operacional e de manutenção em relação aos modelos exclusivos para sistemas BRT, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. O novo Torino Express possui, como diferenciais, a maior largura interna, com 2,55m, que permite amplo espaço para circulação, mais conforto e segurança.

Torino Low Entry

O Torino Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e importante relação custo/benefício, atributos reconhecidos pelos operadores/empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas de transporte existentes no País e é equipado com suspensão pneumática e piso baixo, o que facilita o acesso para todos os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior rapidez nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes